Author: Nogueira, Almeida, 1850-1914Subject: Faculdade de Direito (São Paulo, Brazil); LawyersPublisher: São Paulo [Typographia Vanorden & Co.]Year: 1907
De acordo com Blake (1889), Luiz Joaquim Duque-Estrada Teixeira formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, voltando para a Corte em 1859, sendo sempre advogado. Filiou-se em 1863 ao Partido Conservador, “sendo um dos mais firmes baluartes deste partido, que também o distinguiu, elegendo-se Juiz de Paz de sua Freguezia, a da Gloria, desde 1864 a 1878”. Como já mencionado, foi mais de uma vez deputado provincial, e deputado geral em quatro legislaturas desde 1868. Colaborou também na Revista do Atheneu Paulistano, na Revista de Educação e Ensino, e em várias folhas políticas.Nascido em 06.06.1836, no Rio de Janeiro, onde faleceu em 09.09.1884, às 16:30, na rua do Aqueduto, em Santa Teresa
Page n195 - � Os capoeiras do Duque Estrada. —
Page n217 - jogo da capoeira, eic elle mn babil atirador e conhecia
Page n219 - estava a capoeira muito em honra entre os estudantes.
Page n220 - jogo da capoeira. Querem nm exemplo de um desses preceitos
Page n221 - exercidos da capoeiragem, como, ao contrario, os incitava
Page n222 - nalgum afamado capoeira adverso á sua gente.
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Em 1897, o general Couto de Magalhães disse que a capoeira não deveria ser perseguida mais sim dominada e ensinada em escolas militares
El General José Viera Couto de Magalhães, (Diamantina, 1 de noviembre de 1837 — Rio de Janeiro, 14 de septiembre de 1898) perteneció a los cuadros político, intelectuales y empresariales del Imperio de Brasil. En su Viagem ao rio Araguaya, río Araguaia en el Estado de Goyaz o Goiás, Brasil. Fue político, militar, escritor e folclorista brasilero.
Inicio sus estudios en el Seminario de Mariana. Estudió matemáticas en la Academia Militar de Río de Janeiro y frecuentó un curso de Artillería de Campaña en Londres. Bachiller de la facultad de Derecho de São Paulo, en 1859, se doctoró en Derecho en 1860.
Inicio sus estudios en el Seminario de Mariana. Estudió matemáticas en la Academia Militar de Río de Janeiro y frecuentó un curso de Artillería de Campaña en Londres. Bachiller de la facultad de Derecho de São Paulo, en 1859, se doctoró en Derecho en 1860.
1872: A Flor da Gente, uma mudança de estratégia
ResponderEliminarMas, para melhor entender a atuação das maltas nos últimos anos do Império, é necessário uma referência à malta que instituiui uma nova estratégia e forma de ação ainda no início da década de 1870.
Eleição de 1872: a malta Flor da Gente, da Glória, teve papel decisivo nos violentos conflitos e na vitória dos conservadores. O patrono político da Flor da Gente era o parlamentar conservador, monarquista, e abolicionista, Luiz Joaquim Duque-Estrada Teixeira; o "Nhô-nhô da Glória" - que, além de tudo, era juiz de paz daquela freguesia, e o responsável direto em manter a paz e ordem no local.
Nas vésperas das eleições de 1972, os jornais liberais denunciaram que 65 Guardas Nacionais - a maioria de "navalhistas e capoeiras", e de veteranos da Guerra do Paraguai - tinham sido transferidos para o distrito da Glória para engrossar as fileiras dos capadócios à serviço de Duque-Estrada Teixeira. Na sequência dos violentos acontecimentos, vários cidadãos de bem tiveram suas barrigas abertas; alguns destes, pela navalha de um dos chefes da malta, Augusto César de Lima que, acintosamente, continuava a sentar-se ao lado de Duque-Estrada Teixeira quando atuava como juíz de paz.
Duque-Estrada Teixeira, e os Conservadores, tiveram uma vit´ria retumbante na freguesia da Glória.
Surge, com a Flor da Gente, um novo padrão e uma nova estratégia de ação para as maltas (que vai se repetir em 1888 com a Guarda Negra):
- ataques contra manifestações republicanas em público;
- exibição da posição politica da malta agressora;
- ataques em grupo no centro da cidade.
Um padrão bem diverso das:
- emboscadas do capanguismo: o capanga/matador é substituído pelo grupo;
- e diferente dos conflitos usando os "fósforos", falsos eleitores, na época de eleição: o grupo age a todo momento, controlando parte da cidade e agindo contra afrontas a seus membros, e não somente em função das eleições.
O uso de capoeiras não era exclusivo aos Consevadores, mas com a Flor da Gente aparecia um novo método de fazer política:
- ligado ao espaço das ruas (em oposição à política fechada dos gabinetes);
- dirigido contra o partido adversário (e também contra o restante da sociedade; uma mensagem ligada à formas de identidade, e uma presença no contexto político dominante);
- autônomo (em oposição ao que havia na capangagem da zona rural), pois por mais ligação entre a capoeira e conservadores, não havia um laço de dependência estrita com seu "patrono".
"A Flor da Gente adquiriu consciência de sua força e agora reune-se `*a luz do dia, combina planos, assalta estabelecimentos políticos, e a polícia 'desfardada' compactua com ela, enquanto a polícia fardada assiste com um sorriso de escárnio a estes infames espetáculos".
A República, 2/3/1873