viernes, 8 de enero de 2010

1889-Congreso Liberal se vuelve Gymnástico con "Cabeçadas e Rasteiras"


fuente: Revista Illustrada Ano 14 18 de Maio de 1889

1 comentario:

  1. Em Retrato em branco e negro, Lilia Schwarcz afirma ter existido em São Paulo uma “verdadeira campanha contra esse ‘jogo’ que, sempre segundo os jornais, levava a incidentes às vezes fatais”.30 A autora faz referência a uma nota publicada pelo jornal Província de São Paulo, no final do século XIX, que registra um assassinato, segundo o articulista, ocorrido em consequência de um jogo de capoeira. Eis aí uma pista que precisa ser explorada pelos pesqui¬sadores, se ainda não o foi, para recuperar os capoeiras da cidade de São Paulo do século XIX dos “pés de página da historiogra¬fia”. Foi justamente este o resultado da pesquisa de Luiz Augusto Pinheiro Leal sobre os capoeiras em Belém do Pará.31

    30 SCHWARCZ, Lília Moritz. Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidadãos em São Paulo no final do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 230.
    31 LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. Deixai a política da capoeiragem gritar: capoeiras e discursos de vadiagem no Pará republicano (1888-1906). 2002. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

    ResponderEliminar