NELSON LIMA
DANDO CONTA DO RECADO
A dança afro no Rio de Janeiro e as suas influências
Rio de Janeiro
20 de agosto de 2005
3.3.Autos , danças de salão e de performance
O bumba meu boi conta a saga do vaqueiro e boiadeiro através de uma interjeição - “bumba”, como a pancada do boi furioso contra o vaqueiro. Sua dança é teatral ou circense , com o bailarino adornado como boi correndo e imitando o boi. Divide-se nas seguintes partes: apresentação festiva , assassinato , testamento e ressurreição do boi. Concentra-se em São Luís do Maranhão , mas se propaga desde o Pará por todo o interior do Brasil como boibumbá , boi de mamão e outros nomes.
O maxixe como dança de salão é sucessora da polca , que não é brasileira , o próprio nome remetendo à Polônia. Lima Barreto em “Clara dos Anjos” descreve a polca como uma modalidade musical de grande sucesso em festas nos subúrbios cariocas. Somada a polca à rítmica habanera influenciada pelo Lundu do Brasil-Colônia surgiu o maxixe como dança de par com grandes volteios e contorcionismos..
O frevo,originalmente conhecido como dança do passo , é uma dança de origem pernambucana que apresentada à bailarina Eros Volúsia em 1937 é chamada por ela de “a grande dança ginástica do Brasil” tendo-a inspirado a propor um “bailado brasileiro”. Os sofisticados movimentos do frevo são chamados genéricamente de “passos” feitos pelo bailarino descalço segurando um pequeno e colorido guarda-sol . Alguns deles : tesoura , dobradiça , jocotó , urubú malandro , siri sem unha ... A origem desses passos é atribuída ao conjunto de capoeiras que protegia os cordões carnavalescos da multidão e de rivais na primeira década do século.
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000104.pdf
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario