lunes, 29 de noviembre de 2010

1712- Termino CAPOEIRA (FORTIFICACIÓN)

Vocabulario portuguez e latino ...Rafael Bluteau, Collegio das Artes da Companhia de Jesu (Coimbra) no Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 654 páginas. http://books.google.com/books?id=SUIkCGif57IC&printsec=frontcover&hl=es#v=onepage&q&f=false

3 comentarios:

  1. O hyssope, poéma heroi-comico
    A. Bobée, 1817 - 137 páginas

    (pag 83) Engolphado o Deão nas esperanças, Que este fausto principio lhe annuncia , Aos Criados ordena irt continenti, Que para festejar o feliz cazo , Uma splendida Cêa se prepare ; E á Velha, que tambem de gosto salta , Com risonho semblante intima , e manda , Que não fique , na grande capoeira , Folego vivo em tam festivo dia. Não contente com isto , maior prova De seu immenao gozo dar pretende : Que bizarro Concerto , de preludio Sirva ao farto banquete , determina , Da Musica melhor , que ha na Cidade : E por dar mais prazer aos Convidados , De Cavallinhosfuscos , depois della , Na vaga salJâ , com soberba pompa ,

    ResponderEliminar
  2. Historia do Brasil
    , Volumen 2, F. S. Constancio, J. P. Aillaud, 1839
    (pag 52)1708-g. — Guerra entre os Paulistas e os Forasteiros dos districtos das Minas. Os Forasteiros tendo augmentado em numero a ponto de excederem o dos Paulistas, começarão a disputar-lhes a preponderancia que estes reclamavão. Depois de varias contestações, os Paulistas tomárão armas, e a 10 de Janeiro de 1709 acommettêrão de improviso os Forasteiros. Estes que occupavão os estabelecimentos de Sabará-bussu, Caheté e Rio das Velhas, elegerão por chefe o rico mineiro Manoel Nunes Viana, natural de Portugal, que tinha vindo estabelecer-se nas minas do Ouro-Preto. Logo que vio a sua autoridade bem firmada, mandou Bento do Amaral Coutinho, natural do Rio de Janeiro, com perto de mil homens, em auxilio dos Forasteiros do Rio das Mortes. A chegada d'este reforço obrigou os Paulistas a se retirarem a huma capoeira situada no meio de huma planicie. Coutinho os foi alli atacar, e não podendo resistir, se rendêrão com condição que não serião molestados; mas a despeito d'esta condição, forão todos deshumanamente mortos.

    ResponderEliminar
  3. Vocabulario portuguez e latino ...

    Rafael Bluteau, Collegio das Artes da Companhia de Jesu (Coimbra)
    no Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712 - 654 páginas

    (pag 129) CAPOEIRA. Gayola de Gallinhas. Cayea gallinácea,*. Fem.CaVe a ,hc de Cicer.
    Capoeira. (Termo da fortificaçaô.) Efpecie de ceflo muito grande, redondo, & fem fundojfeito de ramos entreíachados, & que fe enche de terra bem batida, ¿c fe poem em pê, para cobrir, os que fe ¿Lcicvxácxw.Terra farta corbis,ts. Fem. Os que nette fentido ufaö de Corbita, fc enganaô. O P. D. Jerónimo Vital, no feu jLexiconMathematico, impreflo emRoTom.ll.
    rnâ, i690.charra a eflas Capoeiras Arcxy arum.Hm.^lur.ArcA in re mihtari appellantur cert¿e refcifjicnes, & "Valla bumdiora, qua fiuntpone muros urbis obp(fa}quibus teptur miles prrfdiarius^c.pa^.óó. ,Elias Capociras fe fazem tambem nos an,gulos da corra- (carpa.Luis SerráoPim. no methodo Lufit. Г87.
    CAPOEIRO. Ladráo capoeiro. Que furta gallinhas na capoeira. L,atro ^alunas caVea,ou in caVíd inclujas fubrtpiens, ou fuinpiens.

    ResponderEliminar