jueves, 17 de septiembre de 2009

Metodo Amoróes (Savate)


1835 Primeiros registros sobre capoeira, que em 1855 passa a ser coibida pela Polícia e, posteriormente, identificada com o nome de “carioca”. No ano de 1877 aparece, sob a forma decompetição, sinalizando a adesão popular ao esporte, em paraleloà sua feição elitista. 1841 Anúncio de uma apresentação de Ginástica (sic) no Teatro de São Luís, por um discípulo de Amóros – líder do movimento em prol da Educação Física na França - , Mister Willis, e um seu auxiliar.
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/10.pdf

2 comentarios:

  1. .. a capoeira era um importante espaço de sociabilidade para pretos e pardos recém chegados ao interior da população negra, fossem jovens desembarcados há pouco dos tumbeiros, ou marinheiros e escravos de viajantes que permaneciam longo tempo na cidade do Rio de janeiro. Esta característica foi bastante acentuada na segunda metade do século XIX.
    (Soares, 1998:32)

    ResponderEliminar
  2. INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL.

    A educação física no Brasil foi baseada na ginástica militar.
    O Brasil Império, governado pelo Imperador Dom Pedro I.I
    Em 1839 funda o Colégio Imperial de D. Pedro II, tornando-o rapidamente no melhor colégio do Brasil. O colégio foi fundado no Município da Corte, no Rio de Janeiro, sendo um colégio público, porem, extremamente elitizado.
    É então introduzida a ginástica, apenas para não ficar para trás das escolas européias. O Reitor como médico sabia que os exercícios físicos eram importantes na saúde.
    Revista científica da medicina.
    Foi necessário introduzir o raio da ginástica na Ed. Física no Brasil.
    Em 1841 encontraram o militar Guilherme de Talbe.
    Tem inicio as aulas de Ed. Física com ginástica militar.
    A ginástica militar não foi bem aceita pelos alunos por motivos de preconceitos, associando a prática ao trabalho escravo. Libertação dos escravos em 1888.
    Em três anos Guilherme de Talbe foi despedido, até que o colégio encontrou outro professor.
    Frederico Hoppe (sete anos depois), também militar, dava aulas de esgrima unicamente porque a esgrima é um esporte de origem nobre.
    Neste caso os alunos aceitaram as aulas, entretanto, ele também foi demitido por causa de suas faltas, visto que dar aulas particulares lhe proporcionava maior lucro. Todos os professores ganhavam 800.000 reis, todavia professores de Ed. Física ganhavam apenas 400.000 reis por ser uma profissão sem formação nas universidades. Eram os instrutores.
    Isto posto, recontrataram Frederico Hoppe com o salário fixado em 500.000 réis , trabalhando apenas três dias por semana.
    A partir da Reforma Couto Ferras - > em 1851, que teve como objetivo reformar o ensino escolar, tornaram as aulas de Ed. Física obrigatórias nas escolas do Rio de Janeiro, capital do Brasil.
    1882 - > Rui Barbosa, o padrinho da Ed. Física no Brasil.

    ResponderEliminar