jueves, 10 de septiembre de 2009

a “ginástica brasileira”

RECORTE LIBRO:
Os Exercicios Fisicos Na Historia E Na Arte Escrito por Jayr Jordao Ramos. http://books.google.es/books?id=lLHhKybONrIC&printsec=frontcover&source=gbs_navlinks_s
Foto:Mestre vTim-Corea


O MÉTODO NACIONAL
O método francês foi oficialmente adotado,por iniciativa dos militares, de 1921 até o fim do Estado Novo. Desde o início, no entanto, os próprios militares já enfatizavam a necessidade de futuramente substituí-lo por um método nacional de educação física. Um editorial da revista A Defesa Nacional de 1926 defendia que o método nacional fosse “genuinamente brasileiro”, elaborado com liberdade em relação ao francês, tendendo para a ginástica nacional e sem que fosse esquecida a capoeira.18.


............Nunca se chegou a uma elaboração final do método nacional. Muitos anos mais tarde, já na década de 80, Inezil Penna Marinho ainda proporia que o método nacional de educação física – a “ginástica brasileira”– fosse baseado na capoeira. Esta seria uma atividade genuinamente brasileira, que permitiria uma recuperação e valorização do sentimento nacionalista.



18 A educação física nacional. A instrução física militar, A Defesa Nacional, n. 51, jul. 1926.


1 comentario:

  1. A capoeira deveria, então, deixar seu aspecto de doença moral para se tornar defesa pessoal, digna de ser praticada pelos cidadãos de bem.
    Carlos Eugênio Líbano Soares (1998), comenta uma série de artigos que foram publicados em 1926 no jornal Rio Sportivo, sob o título “Capoeiras e capoeiragem”. Nestes artigos defendia-se a importância do trabalho e sua oportunidade. Defendia-se a capoeira como arma de defesa pessoal, tão poderosa como o “boxe britânico e norte-americano, a savate francesa e parisiense, o jui-jtsu japonês e a clássica luta romana”. Defendiam-se o resgate da capoeira como jogo atlético; superando o passado que a fizera ser criminalizada no século XIX. (cf. Soares, 1998).

    ResponderEliminar