miércoles, 16 de septiembre de 2009

Algunas citas sobre Capoeira

FOTO:Plácido de Abreu Morais (1857-1894) http://www.capoeira-infos.org/ressources/textes/t_placido_de_abreu.html

http://sala-prensa-internacional-fica.blogspot.com/2009/10/vocabulario-da-giria.html

1770 – A mais antiga referência da Capoeira enquanto uma forma de luta. “Segundo os melhores cronistas, data a capoeiragem de 1770, quando para cá andou o Vice-Rei Marquês do Lavradio. Dizem eles também que o primeiro capoeira foi um tenente chamado João Moreira, homem rixento, motivo porque o povo o apelidava de ‘amotinado’. Viam os negros escravos como o ‘amotinado’ se defendia quando eram atacados por 4 ou 5 homens, e aprenderam seus movimentos, aperfeiçoando-os e desdobrando-os em outros, e dando a cada um o seu próprio nome” (Edmundo 1951).

Citas: Joao Moreira (7)




1888 – Surge o primeiro livro sobre a Capoeira: o romance “Os Capoeiras”, de Plácido de Abreu, onde aparece a primeira nomenclatura de movimentos.



Nota:Legado de movimientois de capoeira-Plácido de Abreu:




A- Legado de Plácido de Abreu - 1886: Trastejar, Caçador, Rabo de Arraia, Moquete, Banho de Fumaça, Passo de Sirycopé, Baiana, Chifrada, Bracear, Caveira no Espelho, Topete a Cheirar, Lamparina, Pantana, Negaça, Ponta-pé e Pancada de Cotovelo




1889 – Proclamação da República. Deportação dos capoeiras considerados criminosos para o Arquipélago de Fernando de Noronha. Nasce a proposta da Ginástica Nacional, como instrumento de Educação Física, a partir do reaproveitamento dos movimentos da Capoeira. Esta forma desportiva foi liberada pela polícia.
http://www.capoeira-fica.org/Cronologia.htm

No hay comentarios:

Publicar un comentario