sábado, 12 de diciembre de 2009

A Sociedade Dançante Familiar União da Juventude foi criada em 1901, sendo uma associação recreativa freqüentada por negros.

fuente:
Discriminaçoes raciais: Negros em Campinas(1888-1926) ,alguns aspectos. Dissertaçao de Mestrado, Cleber da Silava Maciel. UNICAMP.Dep.Hist.
Otra cita:
Nota del pesquisador:
¿QUIEN TERMINÓ CON LA CAPOEIRA EN LAS COCIEDADES DANZANTES DE NEGROS (siglo xx)?"

O GETULINO E O PROJETO EDUCATIVO-DISCURSIVO DE INTEGRAÇÃO E ASCENSÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRANCA
José Geraldo Marques
Na realidade, a dimensão educativo-integracionista é dominante na IN paulista até o fi m dos anos 20, e não é, portanto, apenas uma particularidade do Getulino, segundo os estudiosos consultados. A questão da educação do negro era para a imprensa negra condição necessária para sua integração e ascensão social em uma sociedade branca que o via com preconceito e o repelia. Moura (1988, p. 205) coloca essa questão nos seguintes termos:
A preocupação com a educação é uma constante. O negro deve educar-se para “subir na vida”, conseguir
demonstrar que ele também pode chegar aos mesmos níveis do branco através do aprimoramento educacional. Para isso, deve deixar os vícios como o alcoolismo, a boemia, deve abster-se de praticar arruaças em bailes, deve ser um modelo de cidadão. Em quase todas as publicações é visível uma preocupação com uma ética puritana capaz de retirar o negro de sua situação de marginalização. Daí haver, em muitos deles, a condenação dos excessos em festas de negros que eram tidas pelos brancos como centros de corrupção e de desordens. Os jornais servem, portanto, para indicar, através de regrasmorais, o comportamento que deveriam seguir os membros da comunidade negra.
Pichadores e grafiteiros : manifestações artisticas e politicas de preservação do patrimonio historico e cultural da cidade de Campinas-SPTítulo Ana Celia Garcia de Sales
Segundo Maciel (1987, p. 78) as evidências maiores de resistência e luta foram as entidades assistenciais:
Sociedade Dançante Familiar União da Juventude (1901)- congregava atividades culturais e de lazer como jogos, danças, esportes e reuniões sociais e políticas; Federação Paulista dos Homens de Cor (1902)- atuação significativa principalmente em relação à organização política e social, destaque na comemoração do dia 13 de Maio; Liga Humanitária dos Homens de Cor (1915)-nasceu da união de 36 trabalhadores dos quais 24 eram negros. http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000439443

1 comentario:

  1. O que a Sociedade Dançante Familiar União da Juventude (1901), e a Liga Humanitária dos Homens de Côr tem em comum? A resposta é Armando Gomes. Armando, começou a atuar muito cedo na "União da Juventude" chegando a presidir a entidade em 1920. No dia 28 de novembro de 1915, fundou a Liga Humanitária dos Homens de Côr. Armando, também participou da Federação Paulista dos Homens de Côr e da Frente Negra. Gostei do texto, mas é necessário dar nomes aos bois. Embora na ata de fundação da Liga Humanitária dos Homens de Côr, listem 36 trabalhadores dos quais 24 eram negros, é necessário destacar a importância de Armando Gomes e José Francisco de Oliveira que provavelmente foram os mentores intelectuais destas iniciativas. Atualmente sou Presidente da Liga Humanitária dos Homens de Côr, hoje Liga Humanitária de Assistência Afro Brasileira,e também do Museu do Negro de Campinas. se precisarem material sobre esta temática para publicação neste conceituado Blog, estamos a disposição. Gostei muito desta iniciativa. Parabéns. Zélus.

    ligahumanitaria@gmail.com
    museudonegrodecampinas@gmail.com
    zelusnegro@gmail.com

    ResponderEliminar