domingo, 13 de febrero de 2011

O famoso Vidigal

(pag 224-225) Era coronel -do corpo de policia Jose Maria Rebello e major o famoso Vidigal, vivo ainda na recordagao fluminense, munido da chibata com que surrava sem escrupulos os capoeiras que entraram a infestar e amotinar com suas maltas a pacata cidade, associados aos embarcadigos ebrios da crescente navegagao estrangeira. A tradigao pinta o major apparecendo inesperadamente nos batuques, empolvando os vagabundos que, depois de castigados, eram levados a assentar praga, e rastejando admiravelmente os criminosos.

Comtudo os furtos no Rio eram frequentes e cada dia se iam tornando mais, assim como as brigas invariavelment? assignaladas com facadas, a medida que augmentava em numero a rale desordeira. O representante francez escrevian um de seiis officios (i) que nao possuindo a policia portugueza bastante actividade nem meios sufficientes de desempenhar o seu papel, acontecia serem raramente punHos os delictos commettidos pelos nacionaes e, pelo que toca aos estrangeiros, contentar-se a administragao com expulsar aquelles cujo comportamento se Ihe tornava suspeito. O facto e que as devassas encontravam grandes difficuldades e os crimes offereciam entao muito maior probabilidade de ficarem impunes, apezar de toda a habilidade de Vidigal.
Tanto estavam porem mais em harmonia com a falta de educaçao do povo e as ideas correntes os processes summaries do major e seus acolytos, que em 1821, depois do 26 de Fevereiro e consequente substituicjio de Paulo Fernandes Vianna por Pereira da Cunha, peoraram muito as condigoes policiaes da cidade, a qual ficou anarchizada, soltando-se as maltas de capoeiras que, armados de navalhas e as cabeçadas, espalhavam o terror nas festas e nos ajuntamentos populares.
FUENTE: Dom João VI no Brazil, 1808-1821 Volume 1 (1908), Author: Lima, Oliveira, 1867-1928, Subject: John VI, King of Portugal, 1767-1826; Brazil -- History 1763-1822, Publisher: Rio de Janeiro : Typ. do Jornal do Commercio, de Rodrigues, Language: Portuguese

No hay comentarios:

Publicar un comentario