José Alexandre Melo Morais Filho, Festas e tradições Populares do Brasil , 1901.
No tempo em que os enterramentos faziam-se nas igrejas e que as festas religiosas amiudavam-se, as tôrres enchiam-se de capoeiras, famosos sineiros que, montados na cabeça dos sinos, acompanhavam tôda a impulsão dos dobres, abençoando dasalturas o povo que os admirava, apinhado nas praças ou nas ruas.
A capoeiragem antiga e a moderna tem a sua gíria, a sua maneira de expressão, pela qual são compreendidos os lances do jogo. Devéras arriscados, difíceis, e dependendo de rapidez e hábito, não é sem longa prática que conseguem taislutadores fazer-se notáveis.
Para darmos uma pálida idéia da gíria e de jôgo, ajustemos por aquela algumas evoluções dêste.
Um dos preparativos mais rudimentares do capoeira o o rabo de arraia. Consisteêle na firmeza de um pé sôbre o solo e na rotação instantânea da perna livre,varrendo a horizontal, de sorte que a parte dorsal do pé vá bater no flanco do contendor, seguindo-se após a cabeçada ou a rasteira, infalíveis corolários dainiciação do combate.
Por escorão, entendem êles amparar inesperadamente, com o pé de encontro ao ventre, o adversário, o que é um subterfúgio, que difere do pé de panzina, que éo mesmo no resultado, porém que o fazem não como um recurso do jogo, mais deixando à destreza tempo para varrê-lo.
O passo a dois (gíria moderna) é um sapateado rápido que antecede a cabeçada e a rasteira ; da qual o acometido se livra armando o clube-X, que quer dizer o afastamento completo das tíbias e a união dos joelhos, que, formando larga base,estabelecem equilíbrio, recebendo no embate o salto da botina, que ainda ofende oadversário.
O tombo de ladeira é tocar no ar, com o pé, o indivíduo que pula ; arasteira-à-caçador é o meio ginástico de que se servem para, deixando-se cair sôbreas costas, ao mesmo tempo que se firmam-se nas mãos, derrubarem o contrário,imprimindo-lhe com o pé violenta pancada na articulação tíbio-tarsiana.
O Tronco, raiz e fedegoso, talvez o lance mais feliz do jôgo, visto depender de umaagilidade incrível e considerável solidez muscular, forma a síntese dos arriscados estudos da capoeiragem.
A capoeiragem antiga e a moderna tem a sua gíria, a sua maneira de expressão, pela qual são compreendidos os lances do jogo. Devéras arriscados, difíceis, e dependendo de rapidez e hábito, não é sem longa prática que conseguem taislutadores fazer-se notáveis.
Para darmos uma pálida idéia da gíria e de jôgo, ajustemos por aquela algumas evoluções dêste.
Um dos preparativos mais rudimentares do capoeira o o rabo de arraia. Consisteêle na firmeza de um pé sôbre o solo e na rotação instantânea da perna livre,varrendo a horizontal, de sorte que a parte dorsal do pé vá bater no flanco do contendor, seguindo-se após a cabeçada ou a rasteira, infalíveis corolários dainiciação do combate.
Por escorão, entendem êles amparar inesperadamente, com o pé de encontro ao ventre, o adversário, o que é um subterfúgio, que difere do pé de panzina, que éo mesmo no resultado, porém que o fazem não como um recurso do jogo, mais deixando à destreza tempo para varrê-lo.
O passo a dois (gíria moderna) é um sapateado rápido que antecede a cabeçada e a rasteira ; da qual o acometido se livra armando o clube-X, que quer dizer o afastamento completo das tíbias e a união dos joelhos, que, formando larga base,estabelecem equilíbrio, recebendo no embate o salto da botina, que ainda ofende oadversário.
O tombo de ladeira é tocar no ar, com o pé, o indivíduo que pula ; arasteira-à-caçador é o meio ginástico de que se servem para, deixando-se cair sôbreas costas, ao mesmo tempo que se firmam-se nas mãos, derrubarem o contrário,imprimindo-lhe com o pé violenta pancada na articulação tíbio-tarsiana.
O Tronco, raiz e fedegoso, talvez o lance mais feliz do jôgo, visto depender de umaagilidade incrível e considerável solidez muscular, forma a síntese dos arriscados estudos da capoeiragem.
No hay comentarios:
Publicar un comentario