martes, 13 de julio de 2010

1962- SAP PAULO- Fed.Paulista de Pugilismo -negativa de desvinculación de la capoeira de la Fed. de Pugilismo

fuente: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/4528296/dosp-poder-judiciario-06-06-1962-pg-55

Nota: Ocorreu que em função da obra de Annibal Burlamaqui - Zuma, a Capoeira passou a ser inserida nas Federações Estaduais de Pugilismo, por meio do Departamento de Luta Brasileira (Capoeiragem), a partir do Decreto 3199/1941, de Getúlio Vagas, que criou a Confederação Brasileira de Pugilismo - CBP e nela o Departamento Nacional de Luta Brasileira (Capoeiragem).
Desde então ocorreram diversas tentativas de se retirar a Capoeira do Pugilismo, a partir desta época. Todas foram infrutíferas pois dependiam da autorização da Confederação Brasileira de Pugilismo, que sempre indeferia todas as ações neste sentido. Em 1992  desmembra-se a Capoeira do Pugilismo fui  por meio de uma conversa franca, direta e sincera do Pfsr. Dtr Sergio Luiz de Souza Vieira com o ex-Presidente Joani Palmeira, que o nomeu Diretor Nacional de Capoeira, tendo como missão promover o desmembramento da Capoeira.









1 comentario:

  1. (2010- Informaçao do Mestre Saci)atualmente existem duas Federações de capoeira e uma Liga na Bahia ,uma denominada Federação de Capoeira do Estado da Bahia (FECEBA) fundada em 23/11/84, (antiga Federação baiana de Capoeira) ; a outra é fundada há pouco mais de dois anos é intitulada Federação de Capoeira da Bahia FECABA a Liga é dirigida por Daltro e foi criada ha uns cinco anos. não temos competições na Bahia ha mais de dez anos diante da nossa Federação possuir maior estrutura desportiva acredito estarmos mais organizados sobretudo diante da experiencia da diretoria que e composta por professores de educação física pois ensino a disciplina capoeira desportiva na universidade Catolica de salvador ha 28 de anos.

    ResponderEliminar