Periódico: Club Curytibano
Referência: Ano I. Nº 15. Data: 16/08/1890. p. 5.
Título: "Variedade"
Sinopse: Definição do vocábulo "Gymnastica" como uma arte de fortificar o corpo por exercícios. O salta, a corrida e a luta são colocados como exercícios próprios para desenvolver a força.
Imagem: sem imagens.
Esporte: sem especificação
No Brasil, a vida do imigrante (e aqui incluímos o alemão especificamente) foi marcada em seus momentos iniciais pela tentativa de aproximação com as terras natais: por meio de hábitos culturais como o idioma, o amor à pátria distante, o sentimento de nação e, até mesmo, o temperamento, tentando se aproximar e viver como se ainda estivessem no país de origem. Uma das formas de manter esse habitus alemão era a prática do Turnen, ao passo que, uma das maneiras de manter esta prática exata, além de realizá-la na escola, foi fundar organizações para isso. Tais organizações ficaram conhecidas como Turnenven ou Sociedades Ginásticas, presentes em quase todas as cidades com concentração razoável de alemães e/ou descendentes. (Jesus 2001:02).
A prática do Turnen foi instituída pelo alemão Jahn Friedrich Ludwig Christoph Jahn, ou apenas Jahn, no decorrer o século XIX. A proposta ginástico-pedagógica de Jahn era baseada no princípio da pátria e do militarismo. “A arte do Turnen não passou de uma atividade voltada a uma mera demonstração de força física” (Tesche, 2002:84). Assim, os movimentos se caracterizavam por ser relacionados a exibições e não à competição. A base dos exercícios era formada pelos seguintes movimentos: andar, caminhar, correr, saltar, exercícios no cavalo, equilíbrio, barra fixa, paralelas, trepar, arremessar ou lançar, puxar, empurrar, levantar, transportar, esticar, lutar, saltar com arco, pular corda. A nomenclatura Turnen, para os movimentos ginásticos, foi criada pelo fato de Jahn ser um defensor radical da língua alemã, não aceitando estrangeirismos para denominar algo que poderia ser feito dentro da própria pátria (Pilatti, 2006:133).
http://www.poshistoria.ufpr.br/documentos/2009/CelsoLuizMolettaJunior%20-%20nãodefinitiva.PDF
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario